COLÁGENO

Definição:

 

O colágeno é uma proteína que está presente no organismo com a função de sustentar e manter as células unidas. Ele é uma escleroproteína composta de cadeias peptídicas com aproximadamente 1050 aminoácidos. Sua estrutura é formada por três dessas cadeias, que se entrelaçam, formando a chamada tripla hélice. Quando várias dessas hélices, por sua vez, se entrelaçam, são formadas as fibrilas de colágeno. Essas fibrilas cruzam-se entre si, estabilizando e compondo uma rede tridimensional, estrutura que não é solúvel em água.

 

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar, que estimula a produção e repõe a falta de colágeno pelo corpo. A suplementação por meio do colágeno hidrolisado é muito utilizada para evitar e combater os efeitos negativos da redução da proteína no organismo: reparação da firmeza cutânea, acolhimento dos prejuízos das articulações, prevenção da osteoporose e redução dos sinais de envelhecimento. Ademais, é muito usado para dietas de controle de peso, contribuindo com o enriquecimento proteico de alimentos com redução de gordura e açúcares.

 

 

Aplicações:

NUTRIÇÃO

O colágeno é uma proteína natural e um dos componentes mais importantes do corpo. Alimentos e suplementos nutricionais que contêm colágeno são importantes aliados para a manutenção da saúde e do bem estar das pessoas. Esse ingrediente, pode ser encontrado em suplementos nutricionais, produtos dietéticos, bebidas instantâneas e praticamente qualquer produto que tenha como objetivo fornecer um maior teor de proteína em sua formulação.

SAÚDE DOS OSSOS

O colágeno é um importante nutriente da saúde óssea. É responsável pelas propriedades biomecânicas do corpo, além de desempenhar outras funções. A partir disso, o colágeno hidrolisado pode ser usado como ingrediente funcional para ajudar na prevenção da osteoporose. Doses diárias de colágeno - que podem estar presentes em suplementos alimentares, bebidas esportivas, gomas, alimentos funcionais - podem auxiliar na redução do processo de degradação dos ossos, melhorando a qualidade de vida. 

 

SAÚDE DAS ARTICULAÇÕES 

 

Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, há também o crescimento de problemas nas articulações do corpo humano, principalmente em atletas, ex-atletas, idosos e pessoas com sobrepeso. Dado isso, o uso de colágeno em suplementos alimentares, produtos alimentares funcionais, sachês, bebidas concentradas prontas para beber e bebidas esportivas, é quase inevitável para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dores nas articulações.

 

Quando em conjunto com vitaminas e minerais, o colágeno para articulações pode auxiliar no combate à inflamação e dor, além de atuar na reconstrução das cartilagens, melhorando assim, a mobilidade.

ESTÉTICA

A reposição do colágeno é necessária para o organismo, e pode ser feita através da alimentação e práticas e saudáveis.

Estudos comprovam que a ingestão diária de colágeno hidrolisado traz benefícios para a pele, como melhora na hidratação e elasticidade, prevenindo o surgimento de rugas.

Com a função de melhoria da firmeza e elasticidade da pele, preveni o aparecimento de celulite e das estrias, os dermocosméticos incentivam a produção de colágeno, o que reduz a flacidez, principalmente em peles mais maduras que contém pouca substância do colágeno. Ainda, a combinação do colágeno hidrolisado com vitaminas A, C, E e Zinco ajuda a retardar o processo de envelhecimento.

ENDEREÇO

SCRN 714/715 BL A LOJA 35 SUBSOLO ASA NORTE BRASILIA DF